O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) foi criado a 8 de Dezembro de 2007. Desde essa data, o GQJ tem vindo a desenvolver uma série de projetos que têm como principais objetivos:

    Fomentar a interação científica na comunidade de químicos jovens portugueses
    Dinamizar a comunidade de químicos jovens a realizar investigação ou a trabalhar na indústria
    Representar os químicos jovens portugueses em estruturas internacionais como a European Young Chemists Network (EYCN).
Nesta página poderão encontrar toda a informação acerca das principais atividades do GQJ, nomeadamente:
    PYCheM, congresso bienal de químicos jovens
    PYCA, prémio bianual para uma tese de doutoramento de um químico jovem
    ChemRus, concurso anual de vídeos científicos de química destinado a alunos do ensino secundário
Para fazer parte do GQJ, basta enviar um e-mail para secretariado@spq.pt, manifestando a vontade de ser membro do GQJ indicando Nome, Número de Sócio da SPQ e endereço de e-mail.

Não hesitem em contactar-nos através do nosso e-mail gqj@spq.pt caso tenham alguma questão ou sugestão a fazer!

PYCheM

O Portuguese Young Chemists Meeting, PYCheM é um encontro bianual dirigido a jovens químicos nacionais dos mais diversos ramos da Química. Este é o acontecimento principal do calendário social dos jovens químicos, que tem como objectivo, promover redes de colaboração científica entre jovens num ambiente intelectualmente estimulante.

7PYCheM

nova data a anunciar em breve, Bragança

6PYCheM

15-18 Maio, 2018, Setúbal

5PYCheM

26- 29 Abril, 2016, Guimarães

4PYCheM

29 Abril a 1 Maio, 2014, Coimbra

3PYCheM

9-11 Maio, 2012, Porto

2PYCheM

21-23 Abril, 2010, Aveiro

1PYCheM

15-17 Outubro, 2008, Lisboa

10ª edição do concurso ChemRus

A 10ª edição do concurso ChemRus está de volta e com ele vamos abordar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas em 2015, e conhecidos como Agenda 2030. No coração desta agenda estão 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável a ser alcançados, por todos os países, até 2030. Trata-se de um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. O tema deste ano “Química para um mundo melhor” convida-vos a explorar a Agenda 2030 e escolher uma reação química relacionada com pelo menos um dos ODS (ou mais do que um!). O objetivo é proporcionar uma compreensão da química e da sua importância num futuro mais sustentável.

Se és aluno do ensino básico ou do ensino secundário, não percas tempo e torna-te num realizador de cinema! As duas equipas vencedoras, contendo cada uma no máximo 3 alunos assim como um professor responsável, serão premiadas e todos os vídeos serão publicados no website/facebook do Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ).

Contamos contigo! 


Regulamento ChemRus 2021 Declaração Ficha experimental modelo

O concurso está aberto de 1 de fevereiro de 2021 até às 23h59 de 30 de abril de 2021.


PYCA


O Portuguese Young Chemists Award (PYCA) é atribuído pelo GQJ e visa promover a excelência da Química desenvolvida por Jovens Investigadores, com especial enfoque no impacto desta Ciência na Sociedade. O prémio é atribuído de 2 em 2 anos, destina-se a recém-doutorados com idade até 35 anos e premeia o trabalho desenvolvido durante o Doutoramento. Pretende-se que esse trabalho seja colocado num contexto de divulgação científica, de forma a revelar a capacidade do Jovem Investigador em comunicar a relevância do seu trabalho à Sociedade.
Regulamento PYCA 2020



Molecules (ISSN 1420-3049, CODEN: MOLEFW) provides an advanced forum for science of chemistry and all interfacing disciplines. Our aim is to provide rigorous peer review and enable rapid publication of cutting-edge research to educate and inspire the scientific community worldwide. The article processing time is 31 days (median values for papers published in 2018). The Impact Factor for Molecules is 3.060 (2018 Journal Citation Reports® Science Edition, Clarivate Analytics, 2019)
Website: www.mdpi.com/journal/molecules

EYCN Rede Europeia de Químicos Jovens

A EYCN é a divisão de químicos jovens da Sociedade Europeia de Química (European Chemical Society - EuChemS), que é uma organização que representa as sociedades de química nacionais de toda a Europa. A EYCN é uma equipa motivada de jovens cientistas oriundos de 28 países europeus, contando com 40 delegados oficiais (com menos de 35 anos), representando e apoiando mais de 35.000 químicos em início de carreira em toda a Europa. A EYCN visa melhorar a visibilidade da química e aproximá-la de um público mais abrangente e de pessoas para além da academia - incluindo escolas, parceiros na indústria, negócios e administração. A EYCN quer oferecer oportunidades de desenvolvimento e networking para investigadores em início de carreira em toda a Europa e para além desta. Nos últimos anos, mais de 30 iniciativas foram coordenadas ou apoiadas pela EYCN a nível global. Entre elas, mais de 20 conferências foram patrocinadas e cerca de 30 químicos jovens receberam prémios pelas suas excelentes contribuições científicas. Como químicos jovens, a prioridade da EYCN é aumentar a colaboração na investigação, onde ideias e pessoas possam crescer sem limites e fronteiras.

A representação dos químicos jovens portugueses é assegurada pelo GQJ, que tem uma participação ativa nas atividades e projetos desenvolvidos pela EYCN desde a sua fundação. Para a dinamização dessas atividades por toda a Europa, realiza-se anualmente uma Assembleia de Delegados (AD). O GQJ teve a honra de organizar a 7ª AD em Aveiro em 2012 e a 11ª AD em Guimarães em 2016. Além disso, o 1º Encontro Europeu de Jovens Químicos (EYCheM) também foi realizado em 2016 como um evento conjunto com o 5º Encontro Português de Jovens Químicos (PYCheM). André Seco e Carina Crucho (tesoureira da EYCN) são os atuais delegados portugueses. Ex-delegados incluem João Borges, Ana Rita Araújo, Diana Ferreira, David Conceição e Luís Moreira Gonçalves, entre outros.

Todas as atividades do EYCN podem ser consultadas em www.eycn.eu ou seguidas nas redes sociais. Caso tenham alguma dúvida ou sugestão ou queiram estar mais activamente envolvidos no EYCN, não hesitem em contactar o seu gabinete de comunicação: communication@eycn.eu.

@eycn.eu @YoungChemists eycn @eycn.eu EYCN Communications

Concurso de Fotografia “Um flash sobre a Química”

“Um flash sobre a Química” é um concurso de fotografia organizado pelo Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ), aberto a estudantes inscritos em Mestrados e Doutoramentos na área científica de Química e afins, assim como a jovens investigadores da mesma área. O concurso pretende sensibilizar para a importância da Química na sociedade atual, estimular a criatividade e promover um espírito de competição saudável através da prática fotográfica.

Esta 2.ª edição do concurso pretende celebrar o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos e desafia os candidatos a enaltecer a importância da Tabela Periódica e dos Elementos Químicos nos dias de hoje através de fotografias originais.
O concurso está aberto de 20 de fevereiro a 26 de abril de 2019 .

Contamos contigo!


Regulamento Proteção de dados Ficha técnica Premiados


Apoio

Direção do GQJ




  • 2018-2020

    Direção do GQJ é constituída por

    André Miguel Lopes Seco
    Carina Isabel Correia Crucho
    José Virgílio Santulhão Pinela
    Maria Inês Moreira Figueiredo Dias
    Carla Susana Correia Pereira




  • 2016-2018

    Ana Rita Araújo
    Artur Moro
    Catarina Custódio
    João Borges
    Sara Amorim




  • 2014-2016

    Inst. Superior Técnico, Univ. Lisboa
    Fac. de Ciências e Tecnologia, Univ. Coimbra

    César Augusto da Silva Henriques
    David Soares Conceição
    Diana Sara Pereira Ferreira
    Gonçalo Fernando Ferreira de Sá




  • 2012-2014

    Faculdade de Ciências, Universidade do Porto

    Inês Maria Valente
    Luís Moreira Gonçalves
    Marisa Rocha




  • 2010-2012

    Universidade de Aveiro

    Vânia Calisto
    Sérgio Santos
    Mariana Sardo




  • 2008-2010

    Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa

    Carlos Baleizão
    Frederico Ferreira
    Pedro Góis



  • 2007
    início da
    nossa
    história

GQJ nas Escolas

A Química em Portugal - o que é e o que podem ser
O Grupo de Químicos Jovens pretende promover por todo o país a Química, enquanto uma saída profissional de excelência e uma área científica relevante. A estratégia do GQJ passa pela realização de workshops de divulgação nas principais escolas dos distritos de maior densidade demográfica, mas também nos concelhos do interior de Portugal. Denominámos esta iniciativa por "A Química em Portugal - o que é e o que podem ser


Young Chem

número 1

julho de 2015

número 2

março de 2016